sábado, 18 de fevereiro de 2012

COMO ALTERAR O IDIOMA NO GPS GARMIN NUVI 1690

Garmin-Nuvi-1690Recentemente comprei no Paraguai um GPS Veicular Garmin modelo Nuvi 1690. Como já tive um Nuvi 205w comprado nos EUA, eu sabia que para fazer a atualização de voz e texto para português deveria instalar em meu computador o software WebUpdate da Garmin. Após a instalação do aplicativo, bastaria seguir os passos solicitados e selecionar o arquivo de linguagem desejado. O processo deveria ser simples, entretanto os aparelhos da série Nuvi 1690 apresentam um defeito de fabricação que não permite a atualização do texto através do WebUpdate, tendo sido atualizado apenas a fala.
O problema neste caso é a ausência dos arquivos “pt_PT.glx” (português de Portugal) ou “pt_BR.glx” (português Brasileiro) que deveriam estar na pasta “text” do aparelho juntamente com as demais bibliotecas de idiomas.

NUVI 1690 ARQUIVOS
A solução encontrada foi adicionar manualmente um dos dois arquivos (“pt_PT.glx” ou “pt_BR.glx”) à pasta “text”. Neste caso utilizaremos o arquivo “pt_BR.glx” destinados aos aparelhos da série Nuvi 1300, já que não existe até este momento o arquivo específico para o 1690.

Cabe aqui ressaltar que algumas funções presentes no 1690 que não existem no 1300 deixaram de ser traduzidas, ficando da maneira original, provavelmente em inglês.
O arquivo de tradução eu consegui encontrar no fórum do site www.portalgps.com.br, em um post de 19 Set 2011 do usuário Arthur_PE.
Não existe um pacote de texto (menu) disponibilizado pela Garmin para o português brasileiro, só o lusitano, que além de diferente da nossa maneira de falar, ainda é muito mal traduzido e possui erros de ortografia. youngrp, o que eu fiz foi traduzir o arquivo de texto que veio. Antes da tradução fiz algumas pesquisas nos arquivos da tradução em espanhol, italiano e inglês. Usei o programa Notepad++ que me permitiu fazer buscas e substituições automatizadas de texto.
Caso queira o arquivo que traduzi:
http://www.4shared.com/get/b3oSbAMu/garmin_nuvi_1300_portugues__pt.html

PS.: A tradução foi feita sobre o Garmin nuvi 1300. Não deixe de ler o arquivo 'Leia-me.txt' que está compactado dentro.
 Para fazer o download do arquivo clique aqui .
Uma vez que foi baixado o arquivo “pt_BR.glx”, deve então movê-lo para a pasta “text” do dispositivo. 
A fase seguinte será alterar as configurações do GPS para o idioma recém adicionado. Para tanto siga os passos abaixo:
1- Clique na caixa de ferramentas ou ícone de chave inglesa no canto inferior direito na tela com a lupa e ícones Mapa;
2- Clique no ícone de chave inglesa no canto superior esquerdo
3- Clique no ícone de lábios vermelhos
4- Clique na caixa no lado direito da tela
5- Clique na seta para cima/baixo até encontrar o idioma desejado
6- Selecione o idioma desejado
7- Clique em OK
8- Clique e segure a seta Voltar para retornar ao menu principal
O dispositivo deverá estar agora no idioma do texto selecionado.
Observações:Notamos também que não existe na pasta “help” nenhuma biblioteca em português.
Há também a possibilidade de editar/traduzir manualmente. Este procedimento seria aconselhável aos usuários com maior conhecimento em informática e da língua inglesa. Para detalhes recomendo a leitura do tópico disponível no fórum do site http://www.gpsinfo.com.br postado em 17 Dez 2009 por Marcio Marques Soares – o "Thundercel". Na minha humilde opinião umas das maiores autoridades em GPS do Brasil e grande difusor de conhecimento. (para acessar o tópico clique aqui).




19 comentários:

  1. Muiiiito nom e útil seu post amigo. Muito obrigado.

    Formatei meu Garmin 1350 e bateu um desespero depois... KKKK

    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pelo comentário. Estamos ai para ajudar. Volte sempre.

      Excluir
  2. Muito Obrigado pelas dicas!!!!! deu certo no meu nuvi1300!! estacva em ingles.. tah resolvido, de vola ao bom e velho portuga
    hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Rafael.
      Aqui, dica aprendida é dica compartilhada.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, boa tarde ! Valeu mesmo. Foi facinho seguir sua orientação e mudar o texto. Obrigado pela gentileza e altruísmo para com os menos versados em GPS da Garmin.
    Aproveito (lá vou abusar do amigo) e pergunto, como eu elimino o mapa original (dos EUA) do meu Nuvi 1300? É que comprei um pacote do Brasil, mas na hora que acesso para atualizar , só aparece atualização para o dos EUA e nunca o do Brasil.

    Um abraço e Deus o proteja !
    Luiz
    vltusa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondido por email. Obrigado pela visita. Volte sempre.

      Excluir
  4. Cara, muito bom... resolvi o meu problema do idioma no nuvi 1690.
    Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. ola amigo nao consigui fazer o proceso eu gostaria d saber c tem q descompactar o orquivo ou nao pois nao consigo descompactar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta tendo problemas a baixá-lo, ou ao descompactá-lo?

      Excluir
    2. a descompactar poi eu faço toda o processo mas na hora de mudar o idioma continua sem a opçao pt grato pela ajuda

      Excluir
  6. Legal aki com o NUVI 5.0 deu certinho também! ABRAÇOS DO AMIGO MODERNO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela informação moderno.

      Excluir
  7. PERFEITO....TUDO CERTINHO, VALEU...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  8. Bom dia camaradas, gostaria de saber se alguém tem o idioma de texto para o garmin nuvi 295w. comprei o meu nos Estados Unidos, e até o momento não encontrei a tradução para o português Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro visitante, é bem provável que o tutorial acima te atenda. Já recebi relatos de vários usuários que fizeram o procedimento em aparelhos diferentes do 1690. Só já tentou utilizar o aplicativo Garmin WebUpdater? Ele normalmente oferece pacotes de línguas para a maioria dos GPS da linha.

      Excluir
  9. Olá, bom dia.
    Adquiri um cartão SD de Portugal, Espanha e Europa em 2012 de vcs.
    Qdo cheguei em Portugal, loquei um carro e qdo fui ligar o Garmin Nuvi já com SD instalado colocado com todos os endereços, inclusive do hotel ele não adquiriu o satélite e me deixou na mão. Somente horas depois ele adquiriu o satélite e gabarito.
    Sei que resetando o aparelho (manter pressionado o lado inferior direito ao ligar), ele adquiri mais rápido o satélite e gabarito, só que perco todos os endereços ( uns 50) do planejamento da viagem.

    Tenho viagem pra Alemanha e vou utilizar o mesmo mapa Europa com todos os endereços já guardados. Receio que no aeroporto ao locar o carro e precisar prontamente do GPS ele me deixe na mão novamente. Só que agora na Alemanha e não em Portugal (só sei falar Danke e Bitte em alemão.....)

    Vcs tem alguma dica como por exemplo deixá-lo ligado durante o vôo pra reconhecimento durante o percurso do satélite e gabarito ou algo do gênero?

    Desculpem, eu sei que tá fora do tópico!

    ResponderExcluir
  10. Funciona PERFEITAMENTE no NUVI 52LM, acabei de testar. Não existia a pasta TEXT na raiz do dispositivo, criei-a e movi os arquivos baixados para a mesma.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo arquivo, contudo ainda me falta o idioma do teclado que ainda está em EUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo alterar lingua do inglês para o portugues e fizz o procedimento

      Excluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...