COMO ACENDER FOGO COM ARCO E BROCA (BOW DRILL)

A habilidade de acender fogo foi uma das principais conquistas de nossos ancestrais. O fogo tem inúmeras serventias, como: aquecer o corpo, cozinhar alimentos, tratar a água, sinalizar, iluminar, proteger, entre outros. É considerado por vários autores como uma das 3 prioridades em uma situação de sobrevivência, as outras são água e abrigo.

No mundo moderno, existem vários métodos, como os populares isqueiros e as infalíveis pederneiras, que facilitaram nossa vida. Entretanto, em nossas aventuras no Mundo Outdoor, sempre existe a possibilidade de algo dar. Já pensou se neste momento você procurasse seu milagroso isqueiro na mochila e ele tivesse ficado para trás. O que você faria?

É para situações como estas que recomendamos o estudo constante das técnicas primitivas de fogo. Existem várias, porém as mais populares são:

  • Fogo Primitivo com Arco e Broca (Bow Drill)
  • Fogo Primitivo com Bambu (Bamboo Fire Saw)
  • Fogo Primitivo por Fricção (Hand Drill)

Nesta postagem, demonstramos como usar a técnica do Fogo Primitivo Com Arco e Broca (também conhecida como bow drill). Não tive a pretensão de fazer um tutorial, pois ainda estou aperfeiçoando a técnica. Tenho treinado na base da experimentação, vou pegando o que encontro pela trilha e testando. O 1º ninho é de casca, encontrei um galho caído ao chão já bem pisado pelo gado, notei que o material era fibroso e resolvi testá-lo. No 2º, juntei outro tipo de casca de arvore, com raspa de bambu e capim seco. Tive sucesso em ambos.

Atenção: assim que dominar mais materiais, pretendo fazer um vídeo tutorial explicando detalhadamente cada etapa da técnica.

Comentários

Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA