Trekking Catas Altas – MG, Conquista do Pico do Horizonte

Situada aos pés da Serra do Caraça, a cidade de Catas Altas/MG fica a apenas 120 quilômetros da capital. No final de março, este foi o cenário para o 3º Desafio do Guerreiro organizado pelo Canal Liga Rapel. Para resumir, guiados pelo Gabriel Finelli, fizemos um trekking nível hard. A trilha passa por grutas, cursos d’água e paisagens muito bonitas em meio à vegetação fechada, e posteriormente vários trechos mais técnicos, conhecidos como escalaminhada. A subída é bem acentuada, em um trajeto de apenas 3km tivemos um ganho de elevação de aproximadamente 1.000m. Vencida esta etapa, deixamos nossas cargueiras em um platô e realizamos um ataque ao cume do Pico do Horizonte (1.810m). Outro trecho bem técnico, sendo recomendado o uso de cordas para aumentar a segurança.

Catas Altas

A seguir, retornamos ao platô e montamos acampamento. A noite foi fria, ventou forte e choveu bastante.

Acampamento Catas Altas

No domingo, a ideia inicial era explorar uma caverna que existe nas proximidades do acampamento, mas devido às más condições climáticas, preferimos abortar. Desmontamos o acampamento e iniciamos nosso retorno. Chegando ao Canyon do Meio, ao invés de seguir pela trilha da ida, optamos por descer pela água. Uma aventura e tanto.

Catas Altas

Para mim, este desafio serviu como treino para os 26km de Trail run da KTR, realizada na Serra Fina, região de uma das travessias mais brutas do Brasil.

Além de um cenário propício para aventuras, Catas Altas possuiu um belo conjunto arquitetônico barroco, formado pela Igreja Matriz e por casas antigas ao redor da Praça Monsenhor Mendes. Sendo assim, um destino bem recomendado por nós do Mundo Outdoor.

Igreja Matriz Catas Altas

Comentários

Comentário

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTRAVESSIA LAPINHA X TABULEIRO
Próximo artigoComo emendar corrente de bike com o powerlink
Policial, Instrutor de Sobrevivência, Aventureiro, Triatleta e Sobrevivencialista. Com mais de 17 anos de experiências em atividades outdoor é o fundador Projeto Mundo Outdoor.

DEIXE UMA RESPOSTA