FACA DE PESCOÇO BK14 ARTESANAL FASB (MARIMBONDO)

Esta é uma releitura da famosa faca de pescoço Kabar BK14, excelente item para EDC, sobrevivência e bushcraft

Também é conhecida como Eskabar, seu design incorpora a empunhadura da Esee Izula com a lâmina da Kabar BK 11. Simplesmente a junção perfeita do melhor de duas facas fantásticas. Porém, esta é fabricada por um dos cuteleiros mais famosos do Brasil, o mestre Fábio Souza, da FASB, especialista em facas militares e de sobrevivência.

Após a gravação deste vídeo e de um período maior de utilização, sugeri ao cuteleiro algumas melhorias. Desta parceria, nasceu a Faca de Pescoço Mundo Outdoor NECK. Agora com ricasso para proteger a mão do fio, melhor habilidade de corte e cabo em paracord 550.

FACA DE PESCOÇO MUNDO OUTDOOR
Nova versão da faca de pescoço Marimbondo, desenvolvido com a nossa participação

Especificações

  • Comprimento total: 18 cm
  • Comprimento de lâmina: 9,5 cm
  • Espessura: 5mm
  • Peso: 200g (com bainha e talas)
  • Aço: 6150c (dureza 58 a 59 hockwell)
  • Bainha: Kydex (tek lok opcional)
  • Punho: Micarta (ou paracord)

Design

Seu desenho definitivamente lembra muito a irmã BK 14. A lamina full tang (monobloco) possui desbaste full flat com afiação convexa. O acabamento é em teflon preto fosco texturizado para proteção. É fabricada em aço carbono 6150c, o que garante resistência e facilidade de afiação. O perfil drop point é muito versátil permitindo usos diversos. A lâmina forma uma guarda que trava bem a mão, evitando que os dedos avancem sobre o fio.

Atenção: é recomendado manter a lâmina sempre oleada para evitar ferrugem, especialmente o fio e a logo, locais onde o aço fica exposto.

Empunhadura

Originalmente, sua empunhadura é uma amarração especial utilizando “paracord” ao redor do cabo (confira aqui como fazer). A vantagem em usar com o “paracord”, é que você sempre terá à mão uma boa quantidade de cordame. Em uma situação de sobrevivência, você poderá confeccionar outros itens importantes, como: bow drill, linha para pesca, abrigo… Como já utilizo uma pulseira de sobrevivência, solicitei ao Fábio a adição de talas em micarca cinza (R$40,00 extra), o que melhorou consideravelmente a pega. Possui passante para lanyard.

Bainha

Algo que gostei muito nesta faca é sua bainha. Confeccionada em kydex, além do tradicional uso no pescoço, permite a adição de um Tek Lok (R$40,00 extra) para usá-la no cinto, tanto na vertical como na horizontal. Com o Tek Lok, também é possível fixá-la em sistemas MOLLE e em alças de mochilas. Se preferir, pode utilizar os furos para passar algum cordame e criar presilhas para o cinto. Destaco ainda que a bainha tem boa retenção.

Nossa avaliação

Considero esta peça uma verdadeira faca de sobrevivência em miniatura. É praticamente uma BK2 das facas de pescoço. Afinal, foi concebida pra aguentar usos extremos. Seus 5mm de espessura passam bastante confiança ao realizar tarefas mais pesadas. Apenas como referência, esta é a mesma medida da Cold Steel SRK e da Kabar BK 9. Com uso do Tek Lok (clip para cinto) a faca ficou bem mais versátil.

Atenção: particularmente, acho arriscado colocar algo ao redor do pescoço durante atividades outdoors. Porém, se você deseja usá-la como neck-knife, evite o “paracord”. Dê preferência para materiais que você consiga arrebentar em uma situação de emergência.

Prós

  • Robusta
  • Fio bastante afiado
  • Acabamento impecável
  • Versátil
  • Empunhadura agradável

Contra

  • Dorso arredondado

Proposta de uso

Inicialmente minha ideia é acrescentá-la ao meu EDC (Everyday Carry, kit para sobrevivência urbana). Assim, terei sempre à mão uma faca “full tang” sem ter que carregar um peso excessivo. Além disso, nas incursões no Mundo Outdoor, considero ela uma excelente companheira para laminas maiores como a BK9 ou um facão Tramontina, formando um belo conjunto. A lamina grande fará o trabalho pesado e a BK14 os delicados, como: entalhes, confecção de gatilhos e até mesmo preparo de alimentos.

A quem recomendo

Este é um estilo de faca que recomendo a todos. Na minha opinião, o item mais útil de um EDC é uma boa lamina. Se você já tem o hábito de carregar um canivete no bolso, porque não colocar esta faquinha na mochila? Lembre-se: prepare-se hoje, sobreviva amanhã.


banner mundo outdoor

Comentários

Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA