KARAMBIT MTECH, UMA ARMA PARA DEFESA PESSOAL

KARAMBIT é uma faca curva inspirada na garra do tigre. Seu design permite cortar, perfurar e enganchar. Destaca-se como lâmina de defesa pessoal.

O QUE É UM KARAMBIT?

É uma pequena faca curva inspirada na garra do tigre. Surgiu na Indonésia durante o século 11 como uma ferramenta agrícola e lâmina utilitária (Everyday Carry, saiba mais), mas rapidamente espalhou-se por todo o Sudeste Asiático, especialmente, na Malásia e nas Filipinas.

mtech-fixed-green-black-mt-665bg

Seu design permite cortar, perfurar e enganchar com máxima eficiência e mínimo esforço. Ainda possuiu um anel de segurança que favorece a empunhadura. Por este motivo, logo se destacou como uma lâmina de defesa pessoal/combate.

Há pouco tempo participei de um seminário de PEKITI TIRSIA organizado pelo instrutor de defesa pessoal DANIEL JARRÃO e ministrado pelo GURO WALDEVIR JÚNIOR, um dos expoentes no Brasil. Foi uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre combate com facas e despertar o interesse pelos KARAMBITs.

Da esquerda para direita: Jarrão, Mauro, Eu, Waldevir e Daniel
Da esquerda para direita: Jarrão, Mauro, Eu, Waldevir e Daniel

QUAIS AS VANTAGENS?

Para nós policiais, vejo o KARAMBIT como um backup para a arma de fogo. Se, por algum motivo, não for possível usar a arma, então usarei o KARAMBIT. Um exemplo bem real, seria o abordado tentar avançar na minha pistola enquanto ela ainda está no coldre. Eu poderia defender a arma com a mão forte e com a mão fraca, sacar o KARAMBIT fazendo um movimento em ângulo de 45º à frente do corpo. Desta maneira, conseguiria repelir a tentativa, provavelmente cortaria músculos e tendões importantes do braço, e ainda ganharia espaço suficiente para sacar a pistola.

Aqui vejo outra vantagem, o anel do KARAMBIT permite que eu empunhe a arma de maneira razoavelmente boa. Se fosse um canivete ou uma faca convencional, provavelmente teria que soltá-lo ao chão para conseguir uma empunhadura satisfatória.

mtech-usa-mt-665bg-neck-knife

Sem falar que em situações de estresse é muito comum haver um aumento excessivo da transpiração, as mãos acabam ficando suadas ou, até mesmo, haver sangue em nas mãos, oriundo de algum corte. Então, as chances de a lâmina cair mãos são potencialmente grande.

Ressalto ainda que o KARAMBIT pode e deve ser utilizado por sobrevivencialista e preparadores. Todos nós podemos nos beneficiar ao portar uma lâmina com tantas qualidades. Vejo inclusive como uma opção razoável para EDC. Apesar de não ser onde tem maior destaque, você conseguirá realizar tarefas rotineiras, como: abrir caixas, cortar cordame, preparar alimento e etc.

Uma boa faca é como um seguro. Você espera nunca precisar, mas se algo der errado… graças a Deus que tem.


Confira a seguir algumas informações sobre o KARAMBIT MTECH MT-665BG:

ESPECIFICAÇÕES

  • Comprimento total: 19,1 cm
  • Comprimento da lâmina: 9,5 cm
  • Talas: G-10
  • Material: Aço inox 440
  • Peso: 208g
  • Full tang

banner mundo outdoor

Comentários

Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA